Compartilhe, Pois Aqui Não Tem Fake News

A crise do Corona Vírus trará profundas mudanças na economia e na sociedade e a maioria dos especialistas e pensadores das mais diversas áreas afirmam que o mundo jamais será como era antes.

[ATENÇÃO: Link para o Artigo Completo Está no Fim Deste Post] 

Viveremos uma fase incerta de transição rumo ao desconhecido e ninguém agora tem uma bússola ou GPS apontando na direção certa. Ntes momentos, o que resta são conjecturas e um exercício de futurologia. 

Quando eu encontrei este White Paper original em alemão do Instituto do Futuro (Zukunftsinstitut), o que me chamou atenção foi a  análise multi-disciplinar, levando-se em consideração aspectos geopolíticos, diplomáticos, micro e macroeconômicos, do meio ambiente, da saúde individual e pública etc.

Os 4 cenários descritos pelos autores são:

CENÁRIO #1: Isolamento Total – Todos Contra Todos (Pessimismo e Localismo)
CENÁRIO #2: Era do Sistema – Modo Permanente de Crise (Pessimismo e Globalismo)
CENÁRIO #3: Neo Tribos – A Retirada Para a Esfera Privada (Otimismo e Localismo)
CENÁRIO #4: Adaptação – A Sociedade Resiliente (Otimismo e Globalismo)

 

Antes que você prossiga com a leitura, é importante frisar que esta é uma análise de cenários ampla, que leva em considerações eventuais tendências como de-urbanização, nearshoring, privacidade, big data, glocalização, pós-individualismo, we-culture etc.

Caso queira visualizar quais setores econômicos específicos deverão experimentar crescimento e quais irão contrair, sugiro a leitura deste outro post aqui, que irei atualizar à medida em que for coletando novas informações e insights.

>>SEM MAIS DELONGAS, AQUI ESTÁ A VERSÃO EM PORTUGUÊS DO ARTIGO “O EFEITO CORONA : 4 CENÁRIOS FUTUROS